Paulo Boa Sorte

Programa de apoio e desenvolvimento de políticas públicas em Educação para o Estado de Sergipe - Tecnologia da Informação (2020-2023)

Financiamento: Fapitec e SEDUC-SE

1ª Fase - Formação de Formadores. Preparação para o curso intitulado "Realidade aumentada em aulas de inglês da rede estadual: uma prática possível?" (2021)

Por meio de reuniões remotas, as equipes executoras do projeto REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: AÇÃO DE PESQUISA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL realizaram a 1ª fase das suas atividades por meio do curso de FORMAÇÃO DE FORMADORES, no primeiro semestre de 2021. Nessa formação, ocorreram estudos da literatura sobre realidade aumentada, formação de professores, concepções de linguagem, ensino de Língua Inglesa e design instrucional com vistas ao desenho do curso de extensão a ser ofertado aos professores de Língua Inglesa da rede pública estadual de Sergipe, no 2º semestre letivo de 2021. Participaram desta 1ª fase, os coordenadores do projeto – Prof. Paulo Boa Sorte e Profª Marlene Souza (UFS), os professores convidados da SEDUC-SE – Profª Mª Nadja Soares e Prof. Me. Tiago Domingos – discentes de iniciação científica em Letras, mestrado e doutorado em Educação da UFS e integrantes do projeto vinculados à University of Miami, Profª Drª Cris Vicentini.

2ª Fase - Curso de Extensão para docentes de língua inglesa da rede estadual de Sergipe. "Realidade aumentada no ensino de inglês da rede estadual: uma prática possível?" (2021)

A 2ª fase do projeto financiado pelo edital 02/2020 Fapitec/ SEDUC-SE compreende a oferta do curso de extensão “Realidade aumentada no ensino de Inglês da rede estadual: uma prática possível?”. Por meio de reuniões remotas, no primeiro semestre de 2021, as equipes executoras do projeto REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: AÇÃO DE PESQUISA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL desenharam o curso de formação para docentes de inglês da rede estadual, a ser ofertado entre os meses de setembro de novembro de 2021. O curso de extensão levou em conta, inicialmente, a análise de contextos de ensino de línguas dos professores em formação com vistas à produção de sequências didáticas a serem desenvolvidas em suas respectivas escolas, na fase 3. A ideia não foi oferecer produtos pré-desenhados e que não levassem em conta o contexto de atuação dos docentes participantes. A análise do contexto situacional de ensino foi pré-requisito para o desenho dos planos de ensino.

3ª Fase: Prática de ensino de inglês com realidade aumentada nas escolas (2022-2023)

A 3ª fase do projeto de cooperação internacional tratou do desenvolvimento dos planos de ensino desenhados na fase 2, ou seja, o curso de extensão “REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE INGLÊS DA REDE ESTADUAL: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?”. Circularam, nas escolas dos professores participantes, os materiais e dispositivos adquiridos por meio do edital FAPITEC/SEDUC-SE 02/2020, a saber: óculos de realidade virtual, bastões de selfie, modem com conexão para cerca de 100 dispositivos e smartphone. As aulas foram observadas por discentes de iniciação científica para coleta e posterior análise de dados. As escolas estaduais de Sergipe participantes, são: Emiliano Guimarães (Malhada dos Bois), Colégio Dom Juvêncio de Britto (Canindé de São Francisco), José Figueiredo Barreto (Aracaju), Gonçalo Rollemberg Leite (Aracaju), Arício Fortes (Aracaju) e Abelardo Barreto do Rosário (Tobias Barreto).